segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Sejam bem-vindos à escola no campo!



A Maria do Mar já acorda sozinha. Lá chegou ela, à cozinha, para tomar o pequeno-almoco. A Alice, aos três anos, podia dormir mais um pouco mas a escolha das escolas, no concelho do lado, fá-la levantar cedo e ir a reboque da irmã. 
Sol, 07:45, primeiro dia a sair do monte, pelo caminho da serra. Primeiro dia de Outono. 
Alice vai de biberão na mão e olhos azuis gigantes a brindar o dia! 
Hoje vai ser tudo diferente! 
A lentidão da internet, culpa da NOS e do facto de não vivermos na Comporta mas num monte em Grandola, está a par e passo com o devagar, devagarinho, que se respira no Alentejo mas hoje é dia para grandes velocidades. 
A mais velha não quer chegar atrasada à escola! Vai cronometrando os gestos que fazemos na cozinha...
Não conhece ninguém, vem de Lisboa ansiosa e feliz, com uma vontade gigante de ganhar liberdade mas presa, tão presa, à antiga escola e aos amigos. Não se esquece o colo do Parque. Foi um abraço que fica para a vida. Isso, eu sei. Mas é uma miúda tão gira quão curiosa, livre, teimosa, defensora dos mais fracos, dedo apontado ao que não gosta. Sabe bem o que quer. O caminho não vai ser fácil mas vai ser feliz. 

Mudança 1: o caminho para a escola não tem trânsito:) têm árvores, pássaros, meninos que esperam o autocarro e cabras, vacas a pastar.
Mudança 2: quase não nos cruzamos com automóveis:)
Mudança 3: em 25 Mn estamos na escola. Para esquecer fica a longa fila da A5 que nos levava de Cascais ao Restelo e depois para mim, Restelo-SIC.
Mudança 4 : as manas vão juntas, no jipe, a cantarolar e a ouvir conselhos de uma mãe tão galinha quão não galinha. O tipo de galinha que não se deixa apanhar:) 
"Que espectáculo filhas! Primeiro dia de aulas! Não conhecem ninguém e vão ficar com os amigos de Lisboa e os novos amigos!  Mané, (como ela gosta que lhe chamem, a mais velha) sê simpática, querida! Não te isoles e tenta conversar com as meninas e vai, com elas, almoçar!"
Pela primeira vez está numa escola onde os lugares não são marcados no refeitório. "vai ter de se safar!" Penso. Primeira vez numa escola pública. (Ninguém morre mas deixou o colégio, e, Lisboa, as fardas, o ambiente desde os 3 anos, as amigas de sempre! - calma se alguém acha que é fácil- miúdas são miúdas e quem é gaja é gaja com amigas:)

Ok. Estamos a chegar. Edifício moderno. Grande. Crianças por todo o lado. E pais. 

Alice ainda está de pijama mas rapidamente se veste para levar a mana à escola! Leva lhe, até, o saco da ginástica e num minuto de pausa consigo duas fotos, sob o olhar danado da mais velha! 
"Mãe, aqui não!"
Ok. Ok! Suspiro. Done! Anyway. Saquei as fotos do primeiro dia. 

Não entro. Fico à porta. Ela percebe que há que passar o cartão no segurança. Segue os outros. Deixo-a ir. Fico por ali...até que a galinha mãe toma conta de mim:
"bom dia, (digo ao sr da portaria) preciso de entregar uma coisa à minha filha que acabou de entrar!
Resposta: "minha senhora, ela vai ter de se orientar sozinha:) mas vá lá!"
Entro, parecem cogumelos a chegar. Encontro-a a encaminhar-se para a escadaria. 
"Mãe?!"
Mãe galinha que se preze não dá parte fraca:
"A mana quis vir ver a escola! Vai amor, sobe e até logo!"
 E desapareceu no meio de um amontoado de miúdos, de mochilas e sacos e conversa. Já vos disse que ela não conhece ninguém?

Saímos aceleradas dali. Faltava uma. Pequena. Igualmente loira. Igualmente minha. Primeiro dia de escola. Também. 
rua abaixo. Porta da escola:
"Mãe, quero levar a minha mochila e não levo chucha"! 
Huuuuu, ok. Chucha no saco. 
Foto em frente à escola. Done. Segue pela escadaria. Sozinha. A puxar a mochila. 
Pergunto-me se terá, mesmo, acabado de fazer 3 anos? 
Lá dentro veste o bibe, rosa, é claro! entra na sala e ouço um gigante passo de maturidade:
"Mae, adeus mãe! Dá-me um beijinho!" 

Quando saí da escola, olhei para o relógio e percebi que a outra devia estar a ter o primeiro intervalo mas o telefone, que ganhou por vir para a escola pública- mais para uso de mães fortes, do que das filhas aterrorizadas- não tocou. 
Agora, passaram quase quatro horas, desde a hora que a deixei. O telemóvel não tocou. Está aqui mesmo ao lado.

Sobre a escola. Nova. Pública. Do campo. Lá chegaremos. Vamos, hoje, tentar sobreviver ao primeiro almoço. Dela. Na escola. Que ou muito me engano será com amigas, à mesma mesa, e já com algumas gargalhadas. 
E amanhã há mais. 
Do campo para a cidade. todos os dias. Quando As notícias chegam da Terra, chegaremos nós. 

Correio para:thestorylovers@gmail.com
In Terra do Sempre 

1 comentário:

  1. Não sei se é por hoje estar lamechas mas emocionei-me muito com este relato que de tanto pormenor me fez visualizar cada passo. A Mané é Gigante! um enorme miúda que hoje deu dois saltos de avanço às amigas que cá deixou e que com certeza tiveram o seu o 1º dia mais facilitado. Go doce Maria do Mar!

    ResponderEliminar